Sobre a escola ABADÁ capoeira
Associação brasileira de apoio e desenvolvimento da arte capoeira, é uma escola de capoeira do estilo único denominado capoeira abadá.
Abadá-Capoeira
Abadá-Capoeira é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira. Seu exercício é um forte instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes e possibilita, também, a recuperação da noção de cidadania.
É um espaço fundamental, um território livre da Capoeira, que se propõe a sistematizar as informações referentes a todos os núcleos de Capoeira nacionais e internacionais; centralizar as pesquisas e as produções existentes em um banco de dados, facilitando assim o acesso para todos os interessados; e oferecer melhores condições de aperfeiçoamento técnico aos professores vinculados aos núcleos que ensinam Capoeira.
Atualmente é uma das maiores divulgadoras da cultura brasileira, tanto no Brasil como no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos. Tem representações efetivas em todos os estados brasileiros e mais de 70 países, com mais de 70 mil associados.
Fundada em 1988 pelo Mestre Camisa , José Tadeu Carneiro Cardoso, a ABADÁ tem sede no Rio de Janeiro , Brasil. É a maior organização de capoeira do mundo. ABADÁ se distingue de outras organizações de capoeira por seu crescimento mundial, bem como por seu estilo, padrões e filosofia.Camisa "desenvolveu sua própria filosofia e metodologia para o ensino da capoeira seguindo os conceitos inovadores de seu professor, o grande mestre da Capoeira Regional, m.Bimba. A visão do Mestre Camisa para o ABADÁ-Capoeira tem sido criar um organização que se esforça para avançar mantendo um pé no passado e outro no futuro, mantendo a tradição e adaptando-se às mudanças da sociedade
Filosofia
ABADÁ-Capoeira incorpora uma filosofia multinível que visa sustentar o desenvolvimento da capoeira através de seus membros, bem como utilizar a capoeira como uma ferramenta para o crescimento individual e comunitário. Na sua base, a escola sublinha a “busca incessante do domínio técnico da capoeira, tanto a nível de aluno como de instrutor”. O treinamento fornece uma base sólida nos movimentos e princípios da arte, promovendo a disciplina e também a consciência física e mental. A formação contínua reconhece a transformação do aluno em professor à medida que ele avança através de vários estágios de desenvolvimento e devolve ao grupo a experiência aprendida. Este processo ajuda a manter os sistemas de valores originais dos primeiros mestres de capoeira, a sua cultura e as suas experiências de vida, à medida que o ciclo de aprendizagem continua. Ao mesmo tempo, abre-se um diálogo pelo qual o “professor” também é informado e instruído pelo “aluno” à medida que o aluno marca suas conquistas pessoais como capoeirista.
Igualmente importante, a ABADÁ-Capoeira promove a capoeira como um recurso artístico e cultural, bem como uma valiosa ferramenta pedagógica . Uma abordagem holística de todos os aspectos da arte e de suas tradições, em particular das canções e dos instrumentos , ajuda a manter uma conexão firme com sua herança brasileira. Ao mesmo tempo, ABADÁ-Capoeira promove a exploração criativa dentro da ideia de “brincar”. Os capoeiristas não competem exatamente nas rodas , mas sim se esforçam com o parceiro para produzir o melhor jogo possível, e essa compreensão do jogo se estende a outros aspectos do treinamento do capoeirista.
A escola busca ainda “promover valores culturais e humanos” baseados no respeito, liberdade, integridade e força. A sua orientação social também defende a construção da comunidade, a liderança na prática diária e a busca pela educação. Espera atingir esses objetivos difundindo a arte da capoeira em e através de universidades, escolas, clubes, associações e diversas comunidades. Espera também enfatizar as lições culturais inerentes às suas raízes brasileiras e, ao fazê-lo, promover a integração social entre pessoas de diferentes origens e classes. Mantendo em vista seus objetivos sociais, a ABADÁ-Capoeira também busca incutir em seus alunos o bom caráter, a dignidade e fortes valores pessoais. O treinamento, portanto, reforça a integridade pessoal e pode oferecer exame pessoal e espiritual.
fontes: wikipedia
Graduado "Jiló"
Responsável pelas aulas em Londrina - PR, com supervisão do professor Quilombo de Maringá.
Inicialização na escola ABADA CAPOEIRA no ano de 2001 na região de Tokio, Yokohama, Gifu, e Nagoya no Japão, aluno na época do mestrando Duende, com instrutores Shibata, Zelino, Graduados Japão,Pimenta e macaco velho.
Formação acadêmica: Professor de educação física, atualmente Leciona aulas em escolas públicas.
Natural de Londrina, nascido em 1982, hoje coordena projetos e aulas em Londrina.